Subscribe Now
Trending News

Morro da Fumaça

Apresentação

Para contar a história de Morro da Fumaça é preciso voltar ao ano de 1900, quando as terras da cidade eram povoadas por índios, até que algumas famílias ali chegaram, fugindo da crise na Europa. Muitos italianos estavam se instalando no Sul do Brasil, local que acharam ideal para cultivar suas lavouras e criar seus animais. Enfim, o lugar propício para viverem com suas famílias.

O governo da época garantia a subsistência dos imigrantes até a colheita da primeira lavoura. Os italianos que aqui viviam eram privilegiados pelo Governo Imperial que lhes pagava a viagem. Na época o governo ainda vendia terras a preços baixos, sendo que estes valores podiam ser parcelados e pagos com a produção. Os novos moradores do Sul ainda recebiam os instrumentos necessários para cultivar as suas terras, por ser a Imperatriz Tereza Cristina, esposa do Rei Dom Pedro II e contemporânea dos italianos. Mas não foram os italianos os primeiros a pisarem nas terras que, anteriormente, eram habitadas pelos Carijós.

Famílias vindas da Bielo-Rússia aqui se instalaram, construindo casas e igrejas. Anos mais tarde os russos deixaram as terras para tentar a sorte em cidades como Braço do Norte e Jaguaruna. Para isso os imigrantes vindos da Rússia venderam suas terras para os italianos. Em 29 de junho de 1910, o casal José “Giuseppe” Cechinel e Hermínia Sóligo Cechinel vieram da colônia Aciolli de Vasconcellos, onde hoje está Cocal do Sul, para a futura cidade de Morro da Fumaça. Ali, construíram a sua residência em um terreno adquirido de Antonio Miranda, morador da ex-Colônia Azambuja.

Influenciados por José Cechinel, também seguiram o mesmo caminho, José Guglielmi e Esperança Sartor Guglielmi. A partir daí, muitos imigrantes italianos vieram de localidades como Rio América, Rio Carvão e Rio Galo. Entre essas famílias, pode-se destacar: Margotti, Maccari, Sartor, Pagnan, De Costa, Bortolatto, Frasson, Pellegrin, Serafim e outras.

Fonte:  Livro Morro da Fumaça e Sua Humana e Divina Comédia de Padre Claudino Biff (1988).

Dados do Município

Região Turística: Encantos do Sul
Área: 83.117 km (IBGE/2016)
População: 17947 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 28°39’0
Longitude: 49°12’3
Altitude: 18 m
Cidades próximas: Içara, Criciúma, Cocal do Sul, Pedras Grandes, Treze de Maio, Sangão.

Encantos do Sul

Colonizada por açorianos, esta região mescla o turismo histórico de Laguna – terra de Anita Garibaldi, com as belas praias de Imbituba e Garopaba, conhecidas internacionalmente pela qualidade de suas ondas. Imbituba ainda oferece a observação de baleias que atrai milhares de turistas de todo o Brasil. Outra opção é visitar, em Criciúma, a única mina de carvão aberta a visitação no país ou se deliciar em estâncias hidrominerais de Gravatal que completam esse incrível roteiro de encantos.

IDMS de Morro da Fumaça

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Morro da Fumaça.

Saiba Mais

Localização